Epis em João Pessoa

Equipamentos de Proteção Individual: Mitos e Verdades

Há muitos mitos que envolvem os equipamentos de segurança individual, tanto em sua legislação, quanto em seu uso. Principalmente quando estamos começando a atuar em uma profissão e temos pouca experiência,momento no qual é comum ouvirmos opiniões de pessoas que dizem entender do assunto. Por isso, antes de iniciar as suas atividades, é importante que você faça um treinamento específico do seu cargo (especialmente quando há algum risco). Tire todas as suas dúvidas e faça apontamentos com um profissional especializado.

Quando o assunto é EPI esses burburinhos também ocorrem! No ambiente de trabalho é corriqueiro ouvir de colegas e parceiros opiniões sobre o trabalho e seu material. Não estamos dizendo que é errado conversar e discorrer sobre isso, mas não podemos dar ouvidos a tudo, pois muitas coisas não são verdades. Caso você tenha alguma dúvida, procure sempre uma pessoa capacitada para responder às suas questões. É o mais correto e seguro.

Pensando neste assunto, a Tuiuti fez uma lista dos principais mitos e verdades envolvendo EPIs. Confira:

1) EPIs devem ser comprados pelo próprio funcionário
Mito. A não ser que você trabalhe como autônomo (nesse caso, é necessário que você mesmo compre o seu equipamento), é obrigação da empresa fornecer todos os EPIs necessários de acordo com a função do trabalhador sem nenhum desconto em seu salário. Além disso, o EPI deve estar sempre em perfeito estado de conservação e funcionamento.

2) Você é obrigado a usar EPI
Verdade. Da mesma forma que é uma obrigação da empresa fornecer os EPIs aos seus funcionários, também é obrigação dos funcionários fazer uso dos equipamentos ao exercer suas atividades trabalhistas. Os trabalhadores que se recusarem a usar os EPIs podem ser demitidos por justa causa.

3) EPIs causam desconforto
Mito. Atualmente os EPIs são confeccionados a partir de uma alta tecnologia, pensando sempre no conforto e proteção do funcionário. Se você se sente desconfortável ao usar EPI, fique atento, pois o seu uso ou tamanho pode estar incorreto.

4) Tenho que usar vários EPIs de uma vez
Depende de qual área você atua. Há profissões, como a de trabalhadores da construção civil, nos quais é indispensável o uso de capacetes, calçados especiais e cintos de segurança, por exemplo. Outras, pedem apenas o uso de uma luva. Você precisa ter um treinamento sobre o uso de EPIs de acordo com o seu cargo.

5) EPI não é necessário se eu trabalhar com cuidado
Mito. O EPI é de uso obrigatório durante toda a atuação do seu trabalho! A segurança só é completa se houver a união de dois pontos: cuidado e atenção junto ao uso dos EPIs. Nunca deixe de usar os seus equipamentos durante o expediente!

Faça dos EPIs os seus melhores companheiros de trabalho e não permita que esses mitos tornem-se desculpas para que você não se proteja!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Abrir Whatsapp
Podemos ajudar?
RAVD EPI
Olá, podemos te ajudar?